Bem vindo e fique a vontade. Agradecemos qualquer comentário, sugestão, crítica ou colaboração.

domingo, 15 de outubro de 2017

Quadrinhos Através da História - As Eras dos Super-Heróis

Um dos indicativos de evolução de um povo, está na ampliação das publicações de seus objetos de estudo. Como o Brasil ainda é sub-desenvolvido em muitos aspectos, é normal que nos falte estudos em muitas áreas. A nona arte é um setor que amarga essas deficiências. Podemos contar nos dedos os livros nacionais publicados explorando o tema. Lógico que já temos inúmeros estudos e teses acadêmicas, mas poucos destes foram aprofundados e lançados em forma de livro para o público em geral. “Quadrinhos Através da História – As Eras dos Super-Heróis” é um ótimo exemplo de seriedade no estudo das histórias em quadrinhos. Possivelmente o inusitado se deve ao fato dos autores Adriano MarangoniBruno Andreotti e Mauricio Zanolini serem respectivamente doutor em História, mestre em Ciências Sociais e Design; embasamento mais do que suficiente para uma redação séria e de significância considerável.
Capa do livro fundamental como registro de estudo sério das
histórias em quadrinhos
Fazendo jus ao título, o conteúdo tem seu foco nas ditas “Eras” das histórias em quadrinhos de super-heróis. Um tema totalmente dual porque, se por um lado, o universo dos super-heróis é amplo e complexo, por outro lado é preso somente nisto, deixando fora completamente os outros estilos de histórias em quadrinhos. Isto é inclusive exposto explicitamente pelos autores. Então se você curte histórias em quadrinhos autorais, adultas, humorísticas, independentes, infantis, terror, alternativas ou mangás, você não irá gostar nem um pouco deste livro. Em contra partida, se você for fã de super-heróis, provavelmente terá esta obra como livro de cabeceira. A ampla abordagem das Eras, também é um tanto limitada, visto que estas foram marcadas, quase que exclusivamente, pelos super-heróis das duas grandes marcas produtoras de quadrinhos “DC Comics” e “Marvel Comics”, como bem ilustra a capa do bookComo destas produtoras surgiram os super-heróis mais populares que formataram as Eras, até mesmo outros super-heróis não entram na discussão, com a exceção da Era de Ferro, que tem todo um universo criado a partir de um grupo de dissidentes da Marvel ComicsQuadrinhos brasileiros nem pensar e nem sequer citar. Simplesmente está fora de questão no estudo.
A explanação é tipicamente acadêmica formal e, apesar de algumas insignificantes falhas na redação (o que é normal em 99,9% dos livros lançados), apresenta todo um discurso chato e reticente, que poderia muito bem caber em um impresso de 40 páginas ou menos. Contudo, Adriano, Bruno e Mauricio, tiveram a sagacidade de engordar o todo com alguns macetes editoriais. Páginas de grossa gramatura, dezenas de ilustrações, sendo que várias ocupam páginas inteiras, largas margens de bordas, no mínimo duas páginas separando cada capítulo, páginas de prefácio, páginas de introdução e páginas de interlúdio. Isso acaba funcionando, pois torna a leitura acessível e um tanto lúdica, mesmo pra quem gosta de histórias em quadrinhos menos fantasiosas. O acabamento gráfico caprichado, completa o cativo.
No interlúdio, um parecer psicológico deixa claro o por que do sucesso dos super-heróis. Após a divagação sobre as Eras, ainda há um capítulo onde se explica a evolução das técnicas de colorização e o papel usado nas impressões das histórias em quadrinhos. Pra fechar, uma retórica filosófica da moral nas Eras dos super-heróis.
Em suma, “Quadrinhos Através da História – As Eras dos Super-Heróis” pode não ser uma obra perfeita e é plenamente tendenciosa aos universos juvenis e pops galgados por DC e Marvel, mas é um livro fundamental no tocante ao começo dos estudos sérios publicados no Brasil sobre a nona arte.
Editora Criativo; São Paulo; 2017; 112 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário