Bem vindo e fique a vontade. Agradecemos qualquer comentário, sugestão, crítica ou colaboração.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Clube dos Quadrinheiros de Manaus Homenageará Clássicos das HQs

A mostra começa nesta sexta-feira e segue até o dia 12 de janeiro de 2014, na Galeria do Largo
[ i ]A exposição terá seis painéis em formato A0 e 38 em A3, todos emoldurados, além de um mosaico composto por 70 desenhos em A4
Manaus - Enquanto Calvin e Haroldo arrumam os ornamentos de um pinheiro, o gigante Hulk recebe das mãos de uma menininha um singelo presente. É dessa forma que o clima das festas de fim de ano invadiu os universos de personagens clássicos da ficção na mostra ‘Natal em Quadrinhos’, do Clube dos Quadrinheiros de Manaus. Com estreia marcada para esta sexta-feira (13), a exposição segue até 12 de janeiro de 2014, na Galeria do Largo (Largo São Sebastião - Centro).
Cerca de 20 artistas se mobilizaram durante três semanas para produzir o material — seis painéis em formato A0 e 38 em A3, todos emoldurados, além de um mosaico composto por 70 desenhos em A4. “O tempo foi pouco, mas porque a atividade surgiu de uma coincidência”, afirmou o presidente do clube, Bero Vidal.
“Temos um projeto chamado ‘Arquivo’, que presta homenagem a grandes nomes dos quadrinhos. Allan Moore era a bola da vez e fomos procurar um espaço para receber nossos trabalhos. Quando chegamos à Galeria do Largo, fomos avisados da necessidade em ser algo com a temática natalina e topamos o desafio, mesmo tendo o apertado prazo de três semanas”, complementou.
Enquanto Moore aguarda sua própria exposição — o clube ainda negocia local —, criações de Ziraldo, Maurício de Souza, Frank Miller, entre outros, ganharam versões devidamente adaptadas a esta época do ano. “Devemos finalizar tudo até quarta-feira”, avisou Bero, ao emendar: “Foi algo que deu muito trabalho porque ainda tivemos o cuidado de não repetir personagens”.
Releituras
Apesar do tom de homenagem, as artes produzidas com Wolverine, Garfield, Recruta Zero, Batman, Mafalda, Menino Maluquinho, Tintin, entre outros, apenas lembram os originais. Segundo Bero, o propósito é exaltar os traços dos artistas envolvidos. “Os membros do clube podem, assim, registrar suas assinaturas e apresentar-se ao público. Além disso, fugimos do óbvio”.
Moore e mais
Em negociação de espaço, a exposição de Allan Moore — que também segue os moldes da ‘Natal em Quadrinhos’, trazendo releituras — deve ter definições até a próxima semana. “Serão 18 painéis para cada artista envolvido”, disse. “Depois dele, o projeto ‘Arquivo’ homenageará Frank Miller e grandes nomes japonenses”, encerrou Bero.