Bem vindo e fique a vontade. Agradecemos qualquer comentário, sugestão, crítica ou colaboração.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Clube dos Quadrinheiros no 1º Circuito de Cultura Urbana Magdalena Arce Daou

Um dos expositores com trabalhos de João Vicente
 Nos dias 21, 22 e 23 de setembro, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus participou do 1º Circuito de Cultura Urbana Magdalena Arce Daou.  No Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou.  A participação contou com exposição de desenhos realizados pelos artistas do grupo, realização de oficina, venda de camisetas, venda de action figures, venda de gibis e venda de caricaturas do público realizadas no local.
Action Figures para venda

Em todos os três dias do evento, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus começou sua participação em horário de abertura, as 16:00 e manteve presença até o término às 22:00.  O grupo ocupou duas barracas que mostraram-se insuficientes fisicamente para abrigar todo o material, sendo necessário postar expositores, extra barracas, com desenhos dos artistas, para apreciação pública.
Parte do grupo de quadrinheiros no primeiro dia de evento
Ainda no primeiro dia de evento, a quadrinheira Virgínia Allan (Sayonara Melo) realizou a Oficina de Leitura Interpretativa, onde ministrou todo seu conhecimento literário com a postura didática demandada pelos participantes.  Vale frisar que a artista já possui um certo legado em seu currículo com livros lançados, prêmios ganhos e ótimos blogs na internet.
O quadrinheiro Janilson Cardoso, além de expositor, manteve sua prática de desenho durante todos os dias de evento, chamando atenção dos transeuntes que, por várias vezes, postavam-se no stand, curiosas com a prática desta arte fascinante.
Parte do Clube dos Quadrinheiros de Manaus no segundo dia de evento
Já o quadrinheiro Ramon Rodrigues, que também expôs um grande número de desenhos autorais, também expôs e vendeu camisetas com ilustrações relacionadas aos temas quadrinhos, animê e cinema.
O veterano João Vicente (membro fundador do Clube dos Quadrinheiros de Manaus) também expôs um grande número de desenhos e uma história em quadrinho não finalizada.  Também levou parte de seu acervo de revistas em quadrinhos e action figures para venda a um preço bastante acessível.
O público ávido por caricaturas feitas ao vivo por Rogério Romahs
A quadrinheira Angeliny Mazarello expôs três desenhos a lápis com seu traço ultra realista, mostrando apenas parte de seu talento nesse impressionante estilo que valoriza a anatomia humana e os efeito de preto e branco do grafite.
A partir do segundo dia o stand teve uma mostra brilhante de trabalho do renomado quadrinheiro Rogério Romahs que realizou caricaturas do público que gerou filas na vontade de adquirir seu próprio retrato.  Este trabalho foi complementado com arte final do quadrinheiro Cristopher que também expôs para venda parte de seu acervo pessoal de revistas em quadrinhos.
O grupo no terceiro dia de evento
No terceiro dia de evento, João Vicente foi justamente homenageado com uma placa de participação no evento, representando toda a classe de quadrinheiros da cidade de Manaus e que participaram do Circuito.
Além dos nomes já citados, também marcaram presença os quadrinheiros Bruno Cavalcante, Mário Orestes, Plínio Campos, Jucylande Júnior e Joni Campos.
João Vicente ao centro com placa em sua homenagem


O 1º Circuito de Cultura Urbana Magdalena Arce Daou é um evento de arte e cultura urbana em geral e além da nona arte, representada pelo Clube dos Quadrinheiros de Manaus, também contou com um campeonato de skate, com pista de BMX, jogo de bumerangue, exposição de fanzines, oficina de desenho, mostra de vídeos, música ao vivo com várias bandas, exposição de artesanato, cosplay e muito mais.  O sucesso do projeto, consolidou-o para sua segunda edição no ano que vem.  Certamente que o Clube dos Quadrinheiros de Manaus estará presente.