Bem vindo e fique a vontade. Agradecemos qualquer comentário, sugestão, crítica ou colaboração.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

#Tezuka Day


Osamu Tezuka nasceu a 3 de Novembro de 1928. Iniciando sua carreira nos akai-hon – os livros vermelhos das editoras de Osaka que atendiam às locadoras de quadrinhos de seu tempo. Quando iniciou sua carreira nos quadrinhos japoneses, antes mesmo da Segunda Grande Guerra, eles refletiam a influência das tiras de jornais americanas, sim, mas tinham uma natureza completamente distante do que conhecemos como manga nos dias de hoje.

Ele aplicou um verdadeiro desfibrilador no coração de seus leitores ao introduzir a narrativa cinematográfica na obra considerada o marco zero da estética mangá: Shin Takarajima, em 1946. A reação geral fez com que muitas pessoas se sentissem estimuladas a entrar no ramo, mas ele poderia ter sido simplesmente um autor pioneiro destinado a ser superado por todos aqueles que viessem depois. Não foi isso o que aconteceu.

Tezuka era inquieto e criativo, sempre explorando novas possibilidades. Definiu o que conhecemos como estética mangá, estabelecendo os princípios da narrativa que a guiam até hoje. Apaixonado por cinema, normatizou o modo de inserir sua linguagem em quadrinhos, transformando os mangas em uma mídia visual, dinâmica e intensa – uma linguagem a parte dentro do universo da arte sequencial. Ao produzir o primeiro desenho animado para a televisão, criou os princípios básicos que definiriam aquilo que chamamos de anime hoje em dia. Criou personagens legendários como Kimba e Astro Boy, simbólicos para a produção japonesa. Enveredou por todos os gêneros possíveis, deixando sua marca em todos eles.
Produziu para crianças e adultos, foi inimaginavelmente prolífico. Suas histórias oferecem novas leituras, flutuando acima dos modismos e da passagem do tempo. Como autor ele trafegou e deu início a tantas vertentes que dificilmente outra pessoa teria feito o que ele fez: semeou todos os caminhos pelos quais o mangá e os animes iriam crescer depois dele.
É por essa importância aos mangás e animes desse grande mestre que estamos prestando nosso pequeno tributo: o Tezuka Day. Blogs, vlogs, podcasts e artistas estão tirando este dia 17 de Dezembro para dedicar à obra de Tezuka. Ainda é pouco, visto sua importância, mas fica o registro e o nosso respeito, que você leitor, possa respirar do mangá como o mestre Tezuka respirou.
Equipe #TezukaDay
Os mangás e os animes nas últimas décadas conseguiram um enorme crescimento, se expandindo para todos os cantos do planeta. Mas se hoje eles têm toda essa relevância, muito se deu pela grande mente de um homem: Osamu Tezuka. Pensando nisso, fãs brasileiros resolveram se unir para criar um grande evento que não somente homenageie esse mestre dos quadrinhos, mas que possa fazer os novos fãs da cultura pop japonesa entenderem e conhecerem o seu imenso legado. Unindo os maiores sites, blogs, vlogs e podcasts sobre a cultura pop japonesa do Brasil, o dia 17 de Dezembro foi escolhido como o 'Tezuka Day'. Este será um dia para conhecer mais sobre o autor e suas obras através de análises, promoções e sorteios. Buscaremos alcançar um lugar nos Trending Topics do Twitter com a hashtag #TezukaDay e para isso pedimos a ajuda de todos os fãs, não importando a nacionalidade, para que nesse dia o nome de Osamu Tezuka seja conhecido por todos. Para mais informações acesse a fanpage do evento: http://www.facebook.com/tezukaday Equipe #TezukaDay Contato: TezukaDay@gmail.com
Regras do concurso de ilustrações
- O concurso de ilustrações do #TezukaDay visa premiar ilustradores que queiram homenagear Osamu Tezuka e/ou suas obras.
- As ilustrações devem ser enviadas ATÉ 23:59 do dia 19/12 para o e-mail TezukaDay@gmail.com para que sejam posteriormente postadas pelos organizadores do evento na Fanpage.
- Apenas as ilustrações enviadas por email serão consideradas.
- A ilustração deve fazer uma referência clara ao Osamu Tezuka e/ou suas obras.
- Será aceito qualquer estilo de desenho, não somente o mangá.
- Sendo um concurso de amadores, não serão aceitas ilustradores profissionais. No caso da descoberta disso o mesmo será desclassificado.
- A decisão da melhor ilustração será feita pelos organizadores do evento, com divulgação na fanpage no dia 20/12.
- O desenhista deve obrigatoriamente morar no território brasileiro e serão desclassificadas cópias de desenhos já existentes (como do próprio Tezuka) ou ilustrações publicadas em outros locais antes do encerramento do concurso.
- Premiação: KIT Osamu Tezuka Completo da NewPop
OBS: O volume 4 de Dororo será lançado pela editora NewPop apenas em Janeiro. Fica por conta do vencedor aceitar esperar até Janeiro para receber este o Kit inteiro ou receber antes, mas sem o volume 4.
Regras do Quiz
- O Quiz será um interação com os usuários que curtirem a fanpage do #TezukaDay
- A partir de 00:01 do dia 17/12 até as 23:59 do mesmo dia serão colocadas na Fanpage do #TezukaDay perguntas diversas sobre o Osamu Tezuka e suas obras, em horários aleatórios.
- A primeira pessoa que responder a pergunta corretamente nos comentários (ou o mais próximo possível da resposta correta) ganha um ponto.
- No final do quiz, o usuário que tiver mais pontos acumulados será considerado o vencedor. Este deve obrigatoriamente morar em território brasileiro e estar curtindo a Fanpage.
- Em caso de empate será escolhido um horário pré-estabelecido para ser enviada uma questão de desempate. O primeiro (entre os que empataram) a acertar leva o prêmio.
- Não serão aceitos perfis criados unicamente para participar de promoções.
- Caso ocorra algum problema ou situação que não esteja coberta pelas regras, a equipe responsável pelo Tezuka Day julgará o caso. A decisão final é irrevogável.
- Premiação: KIT Osamu Tezuka Completo da NewPop.
OBS: O volume 4 de Dororo será lançado pela editora NewPop apenas em Janeiro. Fica por conta do vencedor aceitar esperar até Janeiro para receber este o Kit inteiro ou receber antes, mas sem o volume 4.
Regras dos sorteios no Twitter - Serão sorteadas 4 pessoas que postarem no seu Twitter a seguinte frase: "Quero ganhar os mangás de Osamu Tezuka e poder viver em seus sonhos - http://t.co/fz2uAYv #TezukaDay" 1 – O sorteio será realizado pelo site sorteie.me em um sistema completamente aleatório. 2 – Teremos apenas QUATRO vencedores que receberá cada apenas UM kit com os dois mangás. 3 – Não serão aceitos perfis que foram criados só para promoções. Caso isso ocorra, o sorteio será repetido. 5 – Só serão aceitos participantes que morem em território brasileiro. O prazo limite é a meia-noite de sábado (dia 17/12/11) para domingo (dia 18/12/11)! A divulgação dos vencedores será feita ao meio-dia do dia 18/12.
- Premiação: 1 volume de Metrópolis e 1 volume #1 de Dororo para cada sorteado.
Regras do concurso de fotos
- O concurso de fotos do #TezukaDay visa premiar fotografias que queiram homenagear Osamu Tezuka e/ou suas obras.
- As fotografias devem ser enviadas ATÉ 23:59 do dia 19/12 para o e-mail TezukaDay@gmail.com para que sejam posteriormente postadas pelos organizadores do evento na Fanpage.
- Apenas as fotografias enviadas por e-mail serão consideradas.
- A fotografia deve fazer uma referência clara ao Osamu Tezuka e/ou suas obras.
- Fotos editadas serão desclassificadas automaticamente.
- A decisão da melhor fotografia será feita pelos organizadores do evento, com divulgação na fanpage no dia 20/12.
- A pessoa deve obrigatoriamente morar no território brasileiro e serão desclassificadas fotos plagiadas ou fotografias publicadas em outros locais antes do encerramento do concurso.
- Premiação: KIT Osamu Tezuka Completo da NewPop.
- As pessoas envolvidas na foto devem estar ciente da mesma e cedem seu uso de imagem para divulgação pelos organizadores do #TezukaDay, sem fins lucrativos do uso da mesma.
OBS: O volume 4 de Dororo será lançado pela editora NewPop apenas em Janeiro. Fica por conta do vencedor aceitar esperar até Janeiro para receber este o Kit inteiro ou receber antes, mas sem o volume 4.