Esta película de 114 minutos em desenho animado lançada no ano de 1995 é uma produção japonesa do mestre Katsuhiro Otomo (mangaká famoso por ter criado a obra prima “Akira”. Ver arquivo deste blog). Na verdade “Memories” está dividido em três curtas metragens em anime, com diferentes traços e direções, mas todos de criação do próprio Otomo.
Capa do impressionante DVD do criador de Akira |
A primeira parte do filme se chama “Magnetic Rose” e conta com a direção de Koji Morimoto. Mostra uma ficção científica futurista de roteiro impressionante com excelente desenho de traços realistas. Um grupo de astronautas que trabalha coletando lixo espacial, encontra uma nave alienígena abandonada e resolve explorá-la. Em seu interior se deparam com as dependências de um teatro do século XIX, e mais adentro com uma sacada que dá acesso a um jardim e um extenso terreno bucólico ensolarado. Não demoram pra encontrar a sensual personagem de uma cantora soprano de ópera que parece ser um fantasma vivendo naquele lugar. O processo se demonstra um avançado sistema de auto defesa da nave, mas eles não sabem até que ponto isso é criação da nave, ou assombração, visto constatarem que a sedutora personagem existiu em vida. A segunda animação chamada “Stink Bomb” tem a direção de Tensai Okamura. Surpreendentemente tende para o humor e conta a hilária história de um rapaz nerd que trabalha numa indústria química governamental e sem querer engole um protótipo de fórmula que o transforma numa bomba humana e que transmiti um fedor simplesmente letal pra qualquer ser vivo próximo a ele. Por desconhecer o que se sucede, não compreender o motivo de todos a sua volta estarem mortos e se ver na obrigação de levar importantes informações secretas para o governo, segue em direção ao centro de Tóquio, provocando um caos social com a incompetência da desordem militar em eliminá-lo. O traço é de um contemporâneo suave e bonito. Pra fechar o filme vem “Cannon Fodder” com direção e (incrivelmente) desenhos de Katsuhiro. Os traços misturam realismo com caricatura, as cores são plásticas e sombrias como num quadro barroco. O roteiro de um futuro orwelliano narra a triste realidade de um vilarejo que vive em guerra eterna e tem canhões gigantescos instalados na cidadela. Toda a atenção de educação, economia, cultura e política dos moradores é voltada para a guerra com um invisível inimigo e os imponentes canhões. Tudo é visto pela visão ingênua de um garoto que ama o trabalho militar servil de seu pai.
Facilmente encontrado pra download, “Memories” é mais um grande trabalho de Katsuhiro Otomo que merece ser conferido, não só por apreciadores de mangá e animes, mas também por amantes de boas histórias e entretenimento de qualidade inquestionável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário