Bem vindo e fique a vontade. Agradecemos qualquer comentário, sugestão, crítica ou colaboração.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

"The Spirit", o Filme de 1987



Vinte e um anos antes da estréia de Frank Miller na direção, a Warner Bros produziu para a TV uma adaptação dos lendários quadrinhos de Will Eisner, "The Spirit". Dirigido por Michael Schultz e escrito pelo veterano Steve DeSouza, o filme seria o piloto de uma série que acabou não decolando, talvez devido ao visual moderno e "padronizado" (sem as inovações cênicas e cortes cinematográficos dos quadrinhos) ou quem sabe pelo fato da história ser simples e sem grandes ousadias, pendendo mais para a comédia, como uma versão atualizada do cômico seriado de Batman com o gorducho Adam West dos anos 1960. Mesmo assim, o filme conserva uma certa simpatia e até mais fidelidade aos quadrinhos de Eisner que o desnecessariamente violento filme de Frank Miller, chegando até a dar destaque ao polêmico "sidekick" de Spirit, o garoto Ebony White (aqui rebatizado como "Eubie"), personagem pelo qual Eisner foi acusado durante muitos anos de ser um ofensivo estereótipo racista. "The Spirit", o telefilme, foi exibido uma única vez pela TV CBS (nos EUA) e permanece até hoje inédito em DVD. No Brasil, o filme foi exibido apenas duas vezes pela Rede Bandeirantes, a primeira em 10 de junho de 1990. Confira abaixo a sinopse do filme publicada pelo jornal "O Globo":



Curiosamente, três dos principais atores do filme têm envolvimento com famosos títulos da ficção científica na tv e no cinema:

• O ator Sam Jones, que interpreta Spirit, já havia encarnado outro herói clássico dos quadrinhos em 1980: Flash Gordon, a malfadada superprodução de Dino de Laurentiis que atualmente é mais lembrada pela trilha sonora do grupo Queen.



• Ellen Dolan, a eterna namoradinha do herói, foi vivida por Nana Visitor, que nos anos 90 se tornaria parte do elenco da série Deep Space Nine, uma das inúmeras encarnações da franquia sci-fi Star Trek. Visitor interpretava a Major Kira.



Bumper Robinson, na época com apenas treze anos de idade, interpreta o aprendiz de contraventor (e mais tarde fiel escudeiro de Spirit), Eubie "Ebony" White. Dois anos antes, ele comoveu platéias do mundo inteiro como Zammis, o filhote alienígena adotado por Dennis Quaid na ficção científica Inimigo Meu.