Bem vindo e fique a vontade. Agradecemos qualquer comentário, sugestão, crítica ou colaboração.

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Nova HQ de Line Lemos estreia em junho no Catarse

A quadrinista Line Lemos lança dia 10 de junho a campanha de financiamento coletivo para sua nova história em quadrinhos. Fessora! é um quadrinho sobre as glórias e derrotas vividas na sala de aula de uma escola pública. São 80 páginas com histórias autobiográficas, navegando o cotidiano de uma professora novata do Ensino Básico. Como falar com pré-adolescentes sobre encarceramento e pêlos nos sovacos femininos? Como descobrir a melhor hora para chorar no banheiro da sala dos professores? Assim como uma boa docente, esse quadrinho traz mais perguntas do que respostas. 

Uma versão piloto da história foi desenhada em 2016, publicada no portal Mina de HQ. Em 2020, a autora retomou o processo e planeja finalizar o livro em julho. Sobre o caráter pessoal do projeto, diz:

“Embora eu trabalhe com quadrinhos há mais de seis anos, também já fui professora de História. Não fui uma professora muito hábil, nem por muito tempo. Mas pude perceber na prática que o que se espera dos professores é muito grande e o que se oferece para realizá-lo é muito pouco. Fessora! é uma conclusão construtiva para um processo doloroso, no qual o sonho de ser professora ficou pelo caminho e deixou apenas a culpa por ter abandonado os alunos e a missão. A partir do meu ponto de vista particular e limitado, espero abrir frestas para discutir os desafios da educação pública, sem deixar de lado a humanidade de todos os sujeitos envolvidos.” 

Campanha de pré-venda


A pré-venda do livro está sendo realizada através da plataforma Catarse, na página https://www.catarse.me/fessora. A campanha tem como objetivo principal remunerar o trabalho de designer gráfico e revisor para o livro. A publicação da Fessora! está sendo apoiada pelo Edital Emergencial Lei Aldir Blanc, que vai possibilitar a impressão do livro e a doação de 10% da tiragem para escolas e outras instituições culturais. Todos os apoiadores têm direito a escolher uma instituição para receber um exemplar do livro, mesmo que ultrapassem as doações previstas no edital. Entre 10/6 e 5/7, será possível apoiar a campanha com valores a partir de R$20.

Autora


Line Lemos nasceu e reside em Belo Horizonte. Desde 2014, produz quadrinhos e publicações independentes e realiza oficinas sobre o tema. É Mestre em História pela UFMG e estudante de Artes Plásticas na Escola Guignard. Seu livro “Artistas Brasileiras” recebeu um Prêmio HQ MIX em 2019.

Site: www.linelemos.tumblr.com

Instagram: www.instagram.com/a_linelemos

Twitter: https://twitter.com/a_linelemos

Perfil do Catarse: https://www.catarse.me/pt/users/20183




Nenhum comentário:

Postar um comentário