Bem vindo e fique a vontade. Agradecemos qualquer comentário, sugestão, crítica ou colaboração.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Geraldão – Espocando a Cilibina!

É comum que surjam lançamentos de materiais inéditos ou coletâneas “Best of” de um artista quando falecido. Efeito natural de fãs, amigos ou parentes prestando homenagem tributo e editoras, gravadoras, emissoras e outras organizações que lucram com o aumento na demanda de produtos do nome em questão. Com Glauco a coisa não foi diferente. Seu falecimento em março de 2010 inspirou o impresso “Glauco – Geraldão – Espocando a Cilibina! - Nos Gibis da Circo Editorial”, lançado em 2011 pelo Grupo Almedina.
Capa do lindo álbum gráfico que remete a reminiscências atemporais
A coletânea trata-se da junção dos dez primeiros exemplares da icônica revista “Geraldão” lançados pela editora Circo (ou Circo Editorial, como preferirem), todas do final da década de oitenta. Com todo o primoroso acabamento gráfico que, além de manter o tamanho original da revista, as ilustrações originais das capas, optou-se por um papel de miolo de melhor qualidade, capa dura e textos introdutórios na antologia. O conteúdo em si, está quase todo como as revistas originais. Com a única exceção de terem excluído os materiais de outros autores, certamente por questões de direitos autorais. Nesta exclusão está nomes como Laerte, Luiz Gê, Angeli e outros. O único consolo fica na produção inédita de duas páginas de Laerte e Angeli, feitas exclusivamente para este álbum. Outro detalhe que valeu ser mantido, é a hilária sessão de cartas das revistas (nomeadas como “Sucção de Cartas), o que hoje equivaleria a publicação de e-mails de leitores. Evidente que o destaque maior está no personagem central Geraldão que, nada mais é, do que um alter ego exagerado de Glauco, com toda ênfase na sexualidade, nas drogas e na personalidade anárquica. Contudo, há histórias com protagonistas como Casal Neuras, Zé do Apocalipse, Doy Jorge e outros.
Uma ótima opção pra quem não possui alguns itens da coleção e pra quem quer conhecer a obra de Glauco Villas Boas, “Glauco – Geraldão – Espocando a Cilibina! - Nos Gibis da Circo Editorial” é um lindo álbum gráfico que remete o leitor a um grande nome dos quadrinhos nacional, na reminiscência de uma época, com traços e textos que soam totalmente atemporais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário