Bem vindo e fique a vontade. Agradecemos qualquer comentário, sugestão, crítica ou colaboração.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

O Livro de Ouro do Recruta Zero

Lançado pela editora Pixel, “O Livro de Ouro do Recruta Zero” é uma antologia grandiosa que traz para o grande público o melhor já reunido sobre este personagem que marcou gerações inteiras com seu humor satírico saudável e estava sumido das prateleiras de bancas de revistas, por algum motivo relacionado a direitos autorais, que privava as pessoas do deleite divertido destes quadrinhos com traços simples e suaves.
Capa de um dos melhores comic books lançados no ano de 2014
O livro abre com um ótimo texto que traz o histórico do personagem Zero e seu universo, desde a sua criação, a evolução por questões mercadológicas e sua publicação no Brasil, inclusive com as citações dos nomes originais de cada personagem e ilustrações raras. Detalhe: a autoria do texto é de ninguém mais, ninguém menos que Otacílio Assunção Barros (o Ota que ganhou notoriedade por sua participação na revista Mad), um fã assumido do personagem recruta. Logo em seguida temos o que mais interessa, as tiras que marcaram a infância e juventude de milhares de pessoas e sendo acompanhadas até hoje, não só por estes mais jovens, como também por adultos e idosos. Todo miolo da obra impresso em papel couchê tem capítulos separados por personagens (ao menos os principais protagonistas) ou por questões marcantes na história do quartel Swampy, como por exemplo, os acampamentos fora do quartel, a constante baderna na tropa e a eterna briga de Zero com o sargento Tainha. Além destes dois que são as figuras principais, temos ainda o cão de estimação do sargento, Otto, a encantadora secretária do general, Dona Tetê, o caipira Dentinho, o anti higiênico cozinheiro Cuca, o galanteador profissional Quindim e vários outros. Pra finalizar o book, uma lauda biográfica do americano Addison Morton Walker, que assina Mort Walker, o autor de toda tropa, que traz duas fotos do mesmo. Uma quando ainda garoto de 15, já fazia dinheiro desenhando e escrevendo as tiras e outra recente, mostrando sua feliz atualidade.
Em suma, “O Livro de Ouro do Recruta Zero”, é um comic book que traz, não apenas o melhor da trupe, mas também uma apresentação generosa deste universo que deu fama a Walker e faz jus a publicação em cerca de 1800 jornais no mundo todo.
127 páginas, ano 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário