Bem vindo e fique a vontade. Agradecemos qualquer comentário, sugestão, crítica ou colaboração.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Fotos do Encerramento do 1º ECO HQ - 23/12/2011

Componentes da mesa redonda, com a temática "Quadrinhos e Meio Ambiente", da esquerda pra direita: o pesquisador Homero, o organizador cultural Evaldo Vasconcelos, os quadrinheiros Mário Orestes e Bruno Cavalcante

A placa de membro honorário do Clube dos Quadrinheiros de Manaus para o Juiz da Vara de Meio Ambiente e Questões Agrárias, Dr. Adalberto Carim

Algumas lendas amazônicas foram retratadas em histórias em quadrinhos e expostas no evento

Preservação ambiental como temática das histórias em quadrinhos expostas no 1º ECO HQ

Público e quadrinheiros interagem durante o evento

Charges e tiras de cunho ambiental também  fizeram parte da exposição

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Fotos da Abertura do 1º ECO HQ - 19/12/2011

Banner apresentando o Clube dos Quadrinheiros e programação do evento

Da esquerda pra direita: Al Ramon, Mário Orestes, Virgínia Allan, Dr. Adalberto Carim (Juiz da Vara de Meio Ambiente), Cristopher, Augusto Severo, Janilson Cardoso e Luis Carvalho

Alguns membros do Clube dos Quadrinheiros de Manaus, da direita para esquerda: Luis Carvalho, Cristopher, Plínio Campos,  Augusto Severo (abaixo), Al Ramon, Virgínia Allan, Janilson Cardoso, João Vicente e Mário Orestes

Luis Carvalho, Mário Orestes, João Vicente, Janilson Cardoso, Augusto Severo, Al Ramon, Virgínia Allan e Cristopher

Vista parcial dos Quadrinheiros interagindo com o público na exposição

O Quadrinheiro Al Ramon e parte de sua obra exposta

Vista parcial da abertura do 1º ECO HQ

O Quadrinheiro Jahn Cardoso e parte de sua obra exposta

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Mesa Redonda do 1º ECO HQ

Como parte da programação do evento 1º ECO HQ, realizado pelo Clube dos Quadrinheiros de Manaus no Espaço da Cidadania Ambiental (ECAM) no Shopping Manauara, haverá a mesa redonda com a temática “Quadrinhos e Meio Ambiente”.  Compondo esta, teremos o pesquisador Homero, o psicólogo, roteirista e músico Augusto Severo, o Administrador e quadrinheiro Mário Orestes, o organizador cultural Evaldo Vasconcelos e o Juiz da Vara de Meio Ambiente e Questões Agrárias, Dr. Adalberto Carim Antônio.
A mesa redonda acontecerá no dia de encerramento do evento (23 de dezembro) as 19:30 e será aberta para o público em geral.  Maiores informações sobre o evento, podem ser conferidas no blog http://www.clubedosquadrinheirosdemanaus.blogspot.com/
Abaixo alguns dos participantes da mesa redonda.

Augusto Severo - Psicólogo, roteirista e músico

Mário Orestes - Administrador e quadrinheiro

Evaldo Vasconcelos - Organizador Cultural

Dr. Adalbero Carim - Juiz da Vara de Meio Ambiente e Questões Agrárias

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

#Tezuka Day


Osamu Tezuka nasceu a 3 de Novembro de 1928. Iniciando sua carreira nos akai-hon – os livros vermelhos das editoras de Osaka que atendiam às locadoras de quadrinhos de seu tempo. Quando iniciou sua carreira nos quadrinhos japoneses, antes mesmo da Segunda Grande Guerra, eles refletiam a influência das tiras de jornais americanas, sim, mas tinham uma natureza completamente distante do que conhecemos como manga nos dias de hoje.

Ele aplicou um verdadeiro desfibrilador no coração de seus leitores ao introduzir a narrativa cinematográfica na obra considerada o marco zero da estética mangá: Shin Takarajima, em 1946. A reação geral fez com que muitas pessoas se sentissem estimuladas a entrar no ramo, mas ele poderia ter sido simplesmente um autor pioneiro destinado a ser superado por todos aqueles que viessem depois. Não foi isso o que aconteceu.

Tezuka era inquieto e criativo, sempre explorando novas possibilidades. Definiu o que conhecemos como estética mangá, estabelecendo os princípios da narrativa que a guiam até hoje. Apaixonado por cinema, normatizou o modo de inserir sua linguagem em quadrinhos, transformando os mangas em uma mídia visual, dinâmica e intensa – uma linguagem a parte dentro do universo da arte sequencial. Ao produzir o primeiro desenho animado para a televisão, criou os princípios básicos que definiriam aquilo que chamamos de anime hoje em dia. Criou personagens legendários como Kimba e Astro Boy, simbólicos para a produção japonesa. Enveredou por todos os gêneros possíveis, deixando sua marca em todos eles.
Produziu para crianças e adultos, foi inimaginavelmente prolífico. Suas histórias oferecem novas leituras, flutuando acima dos modismos e da passagem do tempo. Como autor ele trafegou e deu início a tantas vertentes que dificilmente outra pessoa teria feito o que ele fez: semeou todos os caminhos pelos quais o mangá e os animes iriam crescer depois dele.
É por essa importância aos mangás e animes desse grande mestre que estamos prestando nosso pequeno tributo: o Tezuka Day. Blogs, vlogs, podcasts e artistas estão tirando este dia 17 de Dezembro para dedicar à obra de Tezuka. Ainda é pouco, visto sua importância, mas fica o registro e o nosso respeito, que você leitor, possa respirar do mangá como o mestre Tezuka respirou.
Equipe #TezukaDay
Os mangás e os animes nas últimas décadas conseguiram um enorme crescimento, se expandindo para todos os cantos do planeta. Mas se hoje eles têm toda essa relevância, muito se deu pela grande mente de um homem: Osamu Tezuka. Pensando nisso, fãs brasileiros resolveram se unir para criar um grande evento que não somente homenageie esse mestre dos quadrinhos, mas que possa fazer os novos fãs da cultura pop japonesa entenderem e conhecerem o seu imenso legado. Unindo os maiores sites, blogs, vlogs e podcasts sobre a cultura pop japonesa do Brasil, o dia 17 de Dezembro foi escolhido como o 'Tezuka Day'. Este será um dia para conhecer mais sobre o autor e suas obras através de análises, promoções e sorteios. Buscaremos alcançar um lugar nos Trending Topics do Twitter com a hashtag #TezukaDay e para isso pedimos a ajuda de todos os fãs, não importando a nacionalidade, para que nesse dia o nome de Osamu Tezuka seja conhecido por todos. Para mais informações acesse a fanpage do evento: http://www.facebook.com/tezukaday Equipe #TezukaDay Contato: TezukaDay@gmail.com
Regras do concurso de ilustrações
- O concurso de ilustrações do #TezukaDay visa premiar ilustradores que queiram homenagear Osamu Tezuka e/ou suas obras.
- As ilustrações devem ser enviadas ATÉ 23:59 do dia 19/12 para o e-mail TezukaDay@gmail.com para que sejam posteriormente postadas pelos organizadores do evento na Fanpage.
- Apenas as ilustrações enviadas por email serão consideradas.
- A ilustração deve fazer uma referência clara ao Osamu Tezuka e/ou suas obras.
- Será aceito qualquer estilo de desenho, não somente o mangá.
- Sendo um concurso de amadores, não serão aceitas ilustradores profissionais. No caso da descoberta disso o mesmo será desclassificado.
- A decisão da melhor ilustração será feita pelos organizadores do evento, com divulgação na fanpage no dia 20/12.
- O desenhista deve obrigatoriamente morar no território brasileiro e serão desclassificadas cópias de desenhos já existentes (como do próprio Tezuka) ou ilustrações publicadas em outros locais antes do encerramento do concurso.
- Premiação: KIT Osamu Tezuka Completo da NewPop
OBS: O volume 4 de Dororo será lançado pela editora NewPop apenas em Janeiro. Fica por conta do vencedor aceitar esperar até Janeiro para receber este o Kit inteiro ou receber antes, mas sem o volume 4.
Regras do Quiz
- O Quiz será um interação com os usuários que curtirem a fanpage do #TezukaDay
- A partir de 00:01 do dia 17/12 até as 23:59 do mesmo dia serão colocadas na Fanpage do #TezukaDay perguntas diversas sobre o Osamu Tezuka e suas obras, em horários aleatórios.
- A primeira pessoa que responder a pergunta corretamente nos comentários (ou o mais próximo possível da resposta correta) ganha um ponto.
- No final do quiz, o usuário que tiver mais pontos acumulados será considerado o vencedor. Este deve obrigatoriamente morar em território brasileiro e estar curtindo a Fanpage.
- Em caso de empate será escolhido um horário pré-estabelecido para ser enviada uma questão de desempate. O primeiro (entre os que empataram) a acertar leva o prêmio.
- Não serão aceitos perfis criados unicamente para participar de promoções.
- Caso ocorra algum problema ou situação que não esteja coberta pelas regras, a equipe responsável pelo Tezuka Day julgará o caso. A decisão final é irrevogável.
- Premiação: KIT Osamu Tezuka Completo da NewPop.
OBS: O volume 4 de Dororo será lançado pela editora NewPop apenas em Janeiro. Fica por conta do vencedor aceitar esperar até Janeiro para receber este o Kit inteiro ou receber antes, mas sem o volume 4.
Regras dos sorteios no Twitter - Serão sorteadas 4 pessoas que postarem no seu Twitter a seguinte frase: "Quero ganhar os mangás de Osamu Tezuka e poder viver em seus sonhos - http://t.co/fz2uAYv #TezukaDay" 1 – O sorteio será realizado pelo site sorteie.me em um sistema completamente aleatório. 2 – Teremos apenas QUATRO vencedores que receberá cada apenas UM kit com os dois mangás. 3 – Não serão aceitos perfis que foram criados só para promoções. Caso isso ocorra, o sorteio será repetido. 5 – Só serão aceitos participantes que morem em território brasileiro. O prazo limite é a meia-noite de sábado (dia 17/12/11) para domingo (dia 18/12/11)! A divulgação dos vencedores será feita ao meio-dia do dia 18/12.
- Premiação: 1 volume de Metrópolis e 1 volume #1 de Dororo para cada sorteado.
Regras do concurso de fotos
- O concurso de fotos do #TezukaDay visa premiar fotografias que queiram homenagear Osamu Tezuka e/ou suas obras.
- As fotografias devem ser enviadas ATÉ 23:59 do dia 19/12 para o e-mail TezukaDay@gmail.com para que sejam posteriormente postadas pelos organizadores do evento na Fanpage.
- Apenas as fotografias enviadas por e-mail serão consideradas.
- A fotografia deve fazer uma referência clara ao Osamu Tezuka e/ou suas obras.
- Fotos editadas serão desclassificadas automaticamente.
- A decisão da melhor fotografia será feita pelos organizadores do evento, com divulgação na fanpage no dia 20/12.
- A pessoa deve obrigatoriamente morar no território brasileiro e serão desclassificadas fotos plagiadas ou fotografias publicadas em outros locais antes do encerramento do concurso.
- Premiação: KIT Osamu Tezuka Completo da NewPop.
- As pessoas envolvidas na foto devem estar ciente da mesma e cedem seu uso de imagem para divulgação pelos organizadores do #TezukaDay, sem fins lucrativos do uso da mesma.
OBS: O volume 4 de Dororo será lançado pela editora NewPop apenas em Janeiro. Fica por conta do vencedor aceitar esperar até Janeiro para receber este o Kit inteiro ou receber antes, mas sem o volume 4.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Duna em Quadrinhos


A obra-prima de Frank Herbert e um dos maiores romances da ficção mundial vai ganhar uma versão em quadrinhos em julho de 2012 pela polêmica Boom! Comics, que até recentemente publicava nos EUA revistas da franquia Disney como Os Incríveis, Duck Tales e Darkwing Duck - algumas delas com nível de qualidade muito abaixo do tolerável! Duna será escrito por Brian Herbert (filho do famoso autor) e Kevin J. Anderson, que juntos já publicaram vários livros expandindo a série original. Nenhum artista ainda foi anunciado, mas o site Comic Book Resources já divulgou a capa do especial Dune: Origins, produzida pelo desenhista brasileiro Rael Lyra. Dune: Origins será distribuído durante o "Free Comic Book Day", evento que ocorre nos EUA em 5 de maio de 2012.]

Fonte: CBR

Blog de Rael Lyra: http://raellyra.blogspot.com/

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Capitão Presença

Um dos maiores objetivos das histórias em quadrinhos é o entretenimento, logicamente que a diversão está diretamente implícita neste vetor.  Por ventura encontram-se outros teores como informação, contexto sexual, subversão, documentação, educação etc.  No caso de Capitão Presença, a diversão é o expoente elevado ao exagero inimaginável.  Sendo esta uma HQ a visar um público leitor que, no mínimo, conheça a tão maldita Cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha.
Personagem nacional criado pelo carioca Arnaldo Branco (quadrinhista que publica tiras nas revistas Bizz, Tarja Preta, Sexy e no Diário da Manhã de Goiânia), Capitão Presença é um anti herói que sempre surge pra salvas qualquer usuário de maconha com um estoque gratuito, quando a erva está em falta; eis a origem de seu nome.  Seu super poder, Além da faculdade de voar, está na habilidade de sempre ter em sua posse uma quantia satisfatória da Cannabis.  Habilidade esta que, por ventura, falha, levando todos ao desespero.  Vez ou outra, o barbado também sofre embates com “autoridades legais”, devido à “natureza de seu perfil”.  Antes da acusação de apologia às drogas, deve-se considerar o direito de liberdade de expressão explorado na arte que apresenta um personagem humorístico criativo, caricato em sua essência e que não prega o uso da droga em questão.  Seu visual é do típico flerte com a causa.  Barba por fazer, as vezes pupilas dilatadas, porte não atlético (beirando o franzino), cabelos compridos, um baseado no canto da boca e roupa totalmente verde com a sweet leaf estampada no peito.  Artefatos como isqueiros, piteiras, narguilês e outros, podem fazer parte de seus utensílios em suas histórias que variam de tiras a páginas corridas.  Presença não é o único protagonista.  Seu universo abrange histórias com outros personagens.  “Super Aba” que é uma espécie de ajudante, ironicamente, mirim; “Malhado” o seu fiel cão de guarda e “Mané Bandeira” que faz jus ao nome em sempre se deixar flagrantear.  Por incrível que pareça, o ícone dos maconheiros nos quadrinhos, já teve um comic book de 144 páginas publicado pela editora Conrad (disponível a venda pela internet) e conta com a colaboração de nomes como Daniel Azulay, Laerte, dentre outros menos conhecidos.  Um fato curioso diz respeito aos direitos autorais do personagem que são livres para uso de produção por quem desejar.  Isso faz com que seja fácil encontrar o Presença nos mais variados traços e estilos.
Não precisa ser usuário de maconha pra gostar das bem humoradas histórias.  Aliás, todo mundo conhece alguém ou algum caso deste meio.  O que vale então, é o olhar cômico do leitor para a peculiaridade em si.  Mesmo sem considerar a polêmica, Capitão Presença é um projeto corajoso, underground, pós-moderno, necessário para a quebra de paradigmas e referência para os quadrinhos alternativos.
Procure ler que á diversão garantida.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Natal Chegou


(E chegou também a época de maior hipocrisia da humanidade)

Não gosto do NATAL.

Uma amiga, em certa situação, já me apelidou de Grinch (aquele bicho verde aficcionado com a idéia de destruir o Natal). Não odeio de fato. Eu gosto da ideia da família reunida, da comida e da bebida. 

Aliás, são três coisas que podíamos ter toda semana. Mas uma grande maioria das pessoas prefere ver a família, comer e beber em honra ao aniversário do Big Boss "Jesus Christ", isso imaginando que ele realmente nasceu no tal dia! 

Não cabe a mim levantar fatos sobre isso, todo mundo que já leu sobre isso sabe que a data o nascimento do cara foi decidida num conselho romano, que promoveu o sincretismo religiosos mais convincente do ocidente. O resto é balela.

Natal Lembra o papai Noel. E com o tempo, Papai Noel barrou o JC.

Refiro-me ao Papai-Noel da Coca-Cola. Esse sim é pop! Tem jingle, filme, o caralho a quatro. Mora no Pólo Norte, tem uma fábrica de brinquedos onde ELFOS o ajudam a construir brinquedos para TODAS (a iah aiuah iau ha) as crianças do mundo. Ah, ele voa num trenó mágico puxado por renas. ACREDITEM SE QUISER!

Fuleraram com o Noel. O Mito verdadeiro é muito mais legal.

Ele não se chamava Papai Noel, ele se chamava Korvatunturi.

Um velho demoníaco, de mais de 4 metros de altura, com garras, chifres gigantescos, barba ensaguentada.

Morava em uma caverna, mas perambulava durante o fim do ano por toda a floresta. Carnívoro, comia renas inteiras. RENAS!

Mas seu prato favorito eram crianças desobedientes. Caso as crianças não se comportassem bem no ano, o Korvatunturi aparecia na vila, raptava o garoto desordeiro, e o fervia VIVO em óleo fervente, para então chupar o tutano dos seus ossos.

Então, os pais colocavam pedaços frescos de renas nas cercas das propriedades, para que o Velho demoníaco mudasse de ideia, e levasse a carne e não a criança. 

Quando satisfeito, o Korvatunturi colocava um pequeno presente, no lugar da carne, para a criança comportada (e não devorada). Presentes pras crianças boazinhas!

Com o advento do cristianismo, principalmente nessas regiões frias, o Korvatunturi também foi sincretizado, tornando-se o São Nicolau, o Santa Klaus e outros “santos” que adoram criancinhas no Natal.

E no fim, até esses santos foram perdendo seu caráter religioso, tornando-se o Papai-Noel Pop Caucasiano Ocidental Americano.

Fato importante a ser colocado é que em quase todas as culturas da antiguidade que viviam em regiões geladas possuem algum tipo de “feriado”, culto especial, reunião comunitária, onde as pessoas da tribo se reuniam para festejar, mas o verdadeiro intuito de tais celebrações era manter os entes-queridos próximos, pois é no inverno que o perigo ronda a floresta: lobos, ursos, desfiladeiros. FESTEJAR no fim do ano, naquela época, era uma boa desculpa pra você ficar por perto, e evitar que fosse devorado a trinta passos da aldeia.

Claro, tudo acabou se tornando um mix de refrências iconográficas, e qua ainda se utilizam do fantástico e do misterioso (como as religiões tanto se utilizam) para se fazerem vivas na mente das pessoas. Convenhamos: Um velho gordinho, que mora com ELFOS no pólo Norte, QUE VOA NUM TRENÓ... Religião e mito até dizer chega, né?

Natal tá chegando. Presente, lasanha, champanhe e tudo que há de bom para as pessoas. Mas cá entre nós... Diante do (suposto) nascimento de Jesus Cristo, diante do Papai-Noel da Coca-Cola... Não é meio que MAIS DIVERTIDO imaginar que, há muito, muito tempo atrás, havia algo realmente sombrio e arrepiante no inverno?

Não é divertido imaginar o Natal com o Korvatunturi?

Eu acho que sim.


-Augusto Severo, Ateu, músico, estudante de História e fã do verdadeiro Papai-Noel